Distribuidora de produtos químicos


Fale com o CEO

CURIOSIDADES DA QUÍMICA: você sabe de onde vem o cheiro de gasolina?

CURIOSIDADES DA QUÍMICA: você sabe de onde vem o cheiro de gasolina?

CURIOSIDADES DA QUÍMICA: você sabe de onde vem o cheiro de gasolina?

18/05/2022

Presente em menos de 1% da gasolina, o benzeno é um dos responsáveis pelo característico cheiro da gasolina presente nos postos de abastecimento - aquele que alguns amam e outros odeiam. Os amantes devem moderar a cafungada: o bichinho é tóxico, inflamável e a exposição em longo prazo está relacionada a diminuição do número de glóbulos brancos (as células de defesa do organismo) no plasma sanguíneo, chamada de leucopenia.

Apesar destes detalhes, o benzeno é muito mais que um cheirinho bonito. Ele é uma espécie de "easter egg" da química orgânica. A molécula do benzeno é redonda e formada por um anel com seis átomos de carbono - que compartilham elétrons de um jeito muito especial, seguindo algo chamado regra de Hückel. Os anéis que seguem essa regra são chamados de anéis aromáticos.⠀

Existe todo um conjunto de moléculas que tem esses anéis em algum lugar da fórmula. É como se essas moléculas tivessem benzenos dentro de si. Por causa disso, eles compartilham algumas características, dentre elas o cheiro forte (daí o nome “aromático”). Assim como o Fusca e a Kombi eram carros diferentes construídos sobre o mesmo chassis, os compostos aromáticos são montados em torno de um benzeno.

E tem mais...

O benzeno já foi utilizado como loção pós-barba, por causa do seu cheiro agradável, no início do século XX. Atualmente, no Brasil, sua utilização é controlada pela Anvisa, devido ao alto risco de intoxicação.

Fontes: https://super.abril.com.br/ciencia/molecula-da-semana-benzeno-o-cheiro-de-gasolina/

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.