Distribuidora de produtos químicos

ecovio®: Compostabilidade aprovada e reconhecida.

ecovio®: Compostabilidade aprovada e reconhecida.

ecovio®: Compostabilidade aprovada e reconhecida.

29/01/2020

Desde o segundo semestre de 2019 a ADDITIVA distribui com exclusividade no Brasil a linha de polímeros compostáveis e biodegradáveis da BASF. A linha ecovio® é formada por produtos base PLA e PBAT utilizados na fabricação de filmes plásticos (embalagens, agricultura e jardinagem), copos, canudos, sacos e sacolas plásticas, além de revestimentos como papel e papelão.

 

Os produtos da linha ecovio® são polímeros que levam ecoflex® e ácido polilático (PLA) na sua composição, este último obtido a partir de matérias-primas renováveis à base de milho. Juntos, estes produtos formam um composto que se transforma em filmes plásticos, copos, sacos e sacolas para resíduos orgânicos. Para serem considerados produtos compostáveis, após o uso, esses plásticos devem ser descartados de forma seletiva e então passar pelo processo de biodegradação correto, podendo virar adubo em até 180 dias.


Para entender essa nova categoria de polímeros, é importante definir o que são os bioplásticos, pois dois grupos diferentes de produtos se enquadram nesse termo: plásticos de fontes renováveis e plásticos compostáveis. A primeira categoria esta relacionada a origem da matéria-prima; assim, os materiais de fontes renováveis são parcial ou totalmente feitos de matérias-primas renováveis ou fósseis. Ácido polilático, poli-hidroxialcanoato (PHA), amidos, celulose, quitina e gelatina, por exemplo, pertencem a esse grupo. A segunda categoria está relacionada a compostabilidade da matéria-prima; isto é, se ao final do processo o plástico poderá ou não ser biodegradado por micro-organismos.  Isso significa que o material só pode ser considerado biodegradável quando, após o término de sua decomposição, o plástico transforma-se em água, CO2 e adubo.

 Plásticos compostáveis ​​são biodegradados por microorganismos em um processo no qual as bactérias emitem enzimas que quebram as cadeias poliméricas flexíveis do material em pequenas partes. Em tamanhos menores, estas partes são digeridas pelas bactérias juntamente com outro material orgânico, como por exemplo resíduo orgânico. Os subprodutos desse processo são a água, dióxido de carbono e biomassa.  Assim,  a biodegradabilidade não depende da matéria-prima, mas inteiramente da estrutura química do polímero e da condição a que está exposto. As condições para a biodegradabilidade são um conjunto de fatores como exposição à luz, calor, umidade e oxigênio.


A ADDITIVA possui em seu portfólio toda linha de polímeros da marca ecovio®, que podem ser utilizados em diversas aplicações:


Filmes para agricultura e jardinagem:

Filmes agrícolas produzidos com a linha ecovio® são utilizados no processo de plantio e mantidos no solo após a colheita;  bactérias e fungos farão a decomposição completa, além de prevenir ervas daninhas e pragas, aumentando o rendimento.


Revestimentos para papel:

Excelente adesão do ecovio ® para produção de muitos tipos de papel e papelão, com estabilidade de temperatura até 100C e capacidade de vedação comparável ao PE. Ideal para produção de copos para bebidas quentes ou frias, embalagens de alimentos e congelados.


Sacolas plásticas e sacos de lixo orgânico:

A linha ecovio® oferece resistência e flexibilidade para a fabricação de sacolas plásticas, podendo suportar a mesma carga que um polímero convencional, com resistência à umidade e ao rasgo.


Filmes para embalagens:

A linha ecovio para filmes de embalagens confere um balanço entre elongação e durabilidade, podendo a espessura do filme ser reduzida até 50% comparado ao polietileno convencional.


Embalagens para transporte:

Resistência e proteção para fabricação de embalagens de baixa densidade, processadas em sistemas EPS e EPP convencionais. O ecovio pode ser utilizado em qualquer geometria complexa e em diferentes densidades, conferindo boa resistência química e térmica.


Embalagens termoformadas:

O processamento com ecovio® confere rigidez e resistência  para a fabricação de excelentes termoformados, com janela de temperatura de 105 a 140C, além de alta liberdade de design para filmes simples e multi-camadas.

 

Moldagem por injeção:

Fabricação de produtos rígidos e resistentes,  utilizáveis em máquinas de moldagem por injeção convencionais, adequados para alimentos.


Além das diversas opções de aplicação, toda a linha ecovio® atende os principais padrões internacionais e normas de compostagem, conforme relação abaixo:


European standard EN 13432

Home composting

American standard ASTM 6400

European standard FN 13432

Australian standard AS 4736

Italian certification CIC

Japanese Standard - GreenPla

Caadian standard CAN/BNQ 0017 088



Sobre a ADDITIVA

A ADDITIVA é uma empresa distribuidora de produtos químicos que atua em diversos segmentos industriais. Nosso portfólio é composto de produtos fabricados pelas principais empresas químicas do mundo, o que nos permite garantir qualidade e contribuir com o sucesso dos nossos clientes em quase todos os setores e estados do Brasil.  Além do segmento de químicos, nossa unidade de impressão 3D, a ADDITIVA 3D Printing Technologies, oferece um dos mais amplos portfólios de materiais de alta performance na área de manufatura aditiva. Para mais informações acesse: www.additiva.com.br / www.additiva3d.com.br .


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp